Planejamento tributário – A Finteligente faz para você!

31 de agosto de 2019 | Por FinteligenteFinteligente

O principal objetivo do Planejamento Tributário é a economia (redução) legal de dinheiro a ser entregue para o governo por meio de impostos. 

O sistema tributário no Brasil e as obrigações acessórias são bastante complexos e os contribuintes investem cada dia mais para ficarem em ordem perante o fisco.

Atualmente as empresas podem optar por três regimes tributários, sendo o Simples Nacional, Lucro Presumido e o Lucro Real. Cada um destes regimes possui regras para o seu enquadramento, porém é de suma importância um profissional avaliar qual destes se encaixa melhor para o negócio. Isto deve ocorrer na abertura da empresa e todo final de ano, analisando qual será o melhor regime para o ano seguinte.

Simples Nacional

O Simples Nacional é o sistema tributário simplificado criado em 1996 cujo objetivo é de facilitar o recolhimento de contribuições das microempresas e médias. Isto não é mais uma verdade, uma vez que existem diversas alíquotas dentre deste regime. Também importante alertar, que nem sempre o regime tributário do Simples Nacional é o que a empresa terá mais economia de impostos.

Quando a empresa opta pelo Simples Nacional ela realiza o recolhimento de impostos (IRPJ, CSLL, IPI, PIS, COFINS, ICMS, INSS, ISS) de forma unificada, ou seja, a guia do Simples Nacional contempla todos os impostos.

Lucro Presumido

O Lucro Presumido é calculado na presunção de lucro com base na Receita Bruta e outras receitas sujeitas a tributação. Trata-se de um lucro fixado a partir de percentuais padrões aplicados sobre a Receita, que podem ser entre 1,6% até 32%.

Para o Pis e Cofins essas instituições contribuem com uma alíquota de 0,65% e 3,00%, respectivamente. Importante lembrar que este regime não dá direito a créditos dos respectivos impostos.

Todos as companhias que não são obrigadas a aderir o Lucro Real podem optar por este regime.

Lucro Real

O Lucro Real é o regime tributário utilizado na maioria das vezes por empresas de grande porte, sendo que a tributação é calculada no lucro efetivo da empresa. Lembramos que as empresas optantes pelo Lucro Real devem ajustar o resultado através do Lalur – Livro de Apuração do Lucro Real. Sua função é ajustar os demonstrativos contábeis com adições e exclusões ao lucro líquido do período base.

As empresas com faturamento igual ou superior a R$ 78.000.000,00 estão obrigadas a adotar o Lucro Real como regime tributário.

É muito importante as empresas sempre analisarem o regime tributário que melhor se adéqua a sua realidade, pois com uma carga tributária tão elevada em nosso país e a complexidades das leis, se o regime tributário for escolhido de forma incorreta, os tributos a serem pagos poderão consumir a totalidade dos lucros da empresa.

Venha conversar com a Finteligente e analisaremos o melhor regime tributário para sua empresa gerar economia tributária.

Confira mais conteúdos

Contabilidade

Contabilidade para o varejo e franquias: Entenda como funciona

O segmento de varejo e FRANQUIAS cresce num ritmo superior ao varejo geral e dos serviços, e tem impulsionado a recuperação desses dois setores. De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado em 2018 cresceu mais de 7% ao ano passado.

Recursos Humanos

Acúmulo ou Desvio de Função

O poder de direção é prerrogativa do empregador, daí a importância de esclarecer o que pode configurar, dentro do contrato de trabalho, acúmulo de função, desvio de função ou apenas poder diretivo do empregador.

Fiscal

Reforma Tributária

Entre as mudanças tributárias em estudo pela equipe econômica do governo federal, uma relacionada ao Imposto de Renda (IR) das pessoas jurídicas causa polêmica comparável à promessa de reativar a contribuição sobre movimentação financeira. A proposta de criar uma base de cálculo do IR partindo de um novo conceito de “resultado fiscal” – e não partindo do lucro contábil, como é hoje – tem deixado apreensivos representantes de empresas e tributaristas.