Contabilidade para o varejo e franquias: Entenda como funciona
O segmento de varejo e FRANQUIAS cresce num ritmo superior ao varejo geral e dos serviços, e tem impulsionado a recuperação desses dois setores. De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado em 2018 cresceu mais de 7% ao ano passado.
Dito isso, a estimativa é que o setor gere 8% mais empregos diretos no mesmo período, totalizando cerda de 1,3milhão de trabalhadores contratados.
Como reflexo, os brasileiros têm gastado mais em e-commerce e o comércio varejista tradicional sofre com isso. Dito isso, vamos abordar neste artigo, tudo que você precisa saber sobre contabilidade para varejo e FRANQUIAS.
A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados financeiros, econômicos e patrimoniais, mensurando-os monetariamente, registrando-os em forma de relatórios, que contribuem para a tomada de decisões do empresário.
A contabilidade é fundamental para o funcionamento de uma empresa. Ela permite conhecer e calcular de forma correta os impostos e o preço de venda dos produtos e serviços, bem como avaliar linhas de empréstimos e financiamentos para o negócio.
Além disso, a contabilidade evita possíveis problemas com o recolhimento de tributos e vai além, permitindo o uso de importantes ferramentas financeiras como o fluxo de caixa. Estas informações podem e devem ser analisadas de forma mais completa e abrangente.
Qual a importância da contabilidade para varejo e FRANQUIAS?
A contabilidade no varejo e FRANQUIAS não é como nas empresas convencionais, é um trabalho bastante complexo, e envolve aspectos burocráticos diferenciados.
Sem uma contabilidade especializada, o varejo e FRANQUIAS acabam não desenvolvendo um planejamento fiscal e tributário. A falta de planejamento pode levar a grandes prejuízos, que impactam na parte financeira, gastos com tributos e na complexidade do negócio.
A princípio, vale identificar em qual regime tributário a empresa se encaixa, sendo que, atualmente, o Brasil dispõe de três:
– simples nacional
– lucro presumido
– lucro real.
Com uma contabilidade regular, o segmento de varejo e FRANQUIAS pode analisar melhor os controles do seu negócio, calculando os prazos médios de pagamento e recebimento, para conhecer os ciclos operacionais e financeiros do negócio, necessários para mensurar a necessidade de capital de giro da empresa.
Os relatórios contábeis também são importantes para contabilidade do varejo e FRANQUIAS, pois são eles que auxiliam a tomada de decisão do empresário. Além, disso, o empresário pode ter uma previsão do tempo que terá o retorno do seu investimento ao contar com uma contabilidade qualificada.
Por meio dos indicadores contábeis é possível identificar se a empresa tem lucro ou prejuízo, se a margem de lucro é adequada, qual é o ponto de equilíbrio do negócio, quais são os principais custos e muito mais.
Assim, é possível verificar como está a evolução da empresa e, caso necessário, a criação de planos de ação, possibilitando a melhoria contínua do negócio.
Assim, a contabilidade para varejo e FRANQUIAS exige máxima atenção, pois contém regras especificas que não podem ser tratadas como em organizações normais.
A complexidade burocrática demanda um conhecimento específico e somente empresas qualificadas conseguirão desenvolver um serviço apropriado.
Um dos principais ganhos que a contabilidade para o varejo pode proporcionar está relacionada à gestão estratégica da empresa. Esse serviço é capaz de gerar relatórios gerenciais contendo informações supervaliosas sobre pontos que impactam na lucratividade da empresa, com análises que necessitam ser acessadas de uma base de dados de confiança.
A contabilidade para varejo e FRANQUIAS também auxilia sua empresa no que se refere a documentos que ela é obrigada a guardar por certo período de tempo.
Como o serviço contábil utiliza esses papéis para realização do serviço, ele também pode orientar aos seus colaboradores, a fim deles entender melhor do seu negócio.
Logo, a contabilidade lida diretamente com todos os dados que são gerados pela sua empresa. Em outras palavras, ela transforma os atos e fatos que ocorrem diariamente em informações úteis.
O desempenho financeiro ou saúde financeira da empresa também será afetada positivamente. Isso porque a contabilidade para varejo e FRANQUIAS, além de fornecer informações que podem ser utilizadas para melhorar a gestão, também pode auxiliar na redução de custos.
O contador vai poder auxiliar os colaboradores do departamento financeiro da empresa sobre produtos financeiros ideais para o tipo de investimento e financiamento que se pretende fazer.
Com uma boa gestão nessa área, as chances são maiores da empresa apresentar melhorias no fluxo de caixa.
Por isso, é de extrema importância que você escolha um contador que tenha pleno conhecimento de todas as obrigações acessórias que envolvem uma empresa do ramo de comércio.
Podemos concluir que a contabilidade para franquia e varejo coloca a empresa em um patamar de gestão e controle muito acima daquelas que não contam com um serviço de qualidade.
Logo, na contabilidade, o profissional será capaz de trazer relatórios que mostrem diversos cenários, para que você mude a estratégia de negócio ou se planeje para novas metas e objetivos, por exemplo.
Isso vai permitir que os gestores dediquem mais tempo na administração, vendas, relacionamento com clientes e fornecedores.
Jornal Contábil