KPI – Indicadores de desempenho – A Finteligente faz para você!

31 de agosto de 2019 | Por FinteligenteFinteligente

A sigla KPI vem do termo em inglês Key Performance Indicator, o qual traduzido para o português significa Indicador-chave de Performance. É uma forma de medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas está efetivamente atendendo aos objetivos propostos pela organização.

Os indicadores de desempenho são de suma importância pois são eles que vão demonstrar o desempenho de uma empresa ou de uma determinada área.

O que são indicadores de desempenho?

Indicadores são medidas qualitativas ou quantitativas que mostram o estado de uma operação, processo ou sistema. Desempenho é a comparação que foi realizada pela operação em relação a uma expectativa do cliente ou objetivo do gestor. Assim, indicadores de desempenho são medidas que mostram a comparação do que foi realizado pela operação em relação a uma expectativa ou meta.  

Por que implantar indicadores de desempenho?

A implantação de indicadores de desempenho não resolve problemas das empresas por si só. A resolução do problema será realizada por um gestor de um indicador. Indicadores que sobem ou descem e nenhuma ação é tomada dentro da empresa deve ser descartado.

Os benefícios mais comuns que um sistema de indicadores trazem para uma empresa são:

  • Controle da empresa. A função Controle é formada por três partes: a) Coletar dados; b) analisar os dados; c) implantar uma ação corretiva;
  • Comunicação de objetivos. Um número cada vez maior de empresas possui um planejamento estratégico com maior ou menor grau de detalhamento, demonstrando seus objetivos. Um dos fatores de sucesso para estes objetivos é que todos os envolvidos saibam quais objetivos a empresa pretende alcançar nos próximos anos, os recursos que ela utilizará e o que a empresa está esperando de cada setor, gerência ou diretoria.
  • Motivação dos funcionários. Motivar deriva da palavra mover. Quando você motiva um funcionário você o tira da zona de conforto atual em direção a outra estado desejado pela empresa na implantação de seu objetivo estratégico.
  • Direcionamento de melhorias na empresa. Indicadores não devem ser utilizados somente para corrigir processos para atingir metas internas da empresa. Detectar os aumentos de expectativas dos clientes, comparar a atuação da empresa com seus concorrentes e com os benchmarks em processos essenciais da empresa e, principalmente, saber onde melhorar os processos para estabelecer metas mais altas, são fatores que dependem de um sistema de indicadores de desempenho.

Para começar a montar um sistema de acompanhamento de indicadores é necessário fazer a seguinte pergunta: Quais objetivos a minha empresa tem que atingir? Para criar um indicador a empresa deve conhecer o objetivo do gestor, critérios relevantes de interpretação, que são variáveis ou atributos importantes que mostram como o objetivo do gestor deve ser mantido e por fim o indicador (KPI) que nada mais é que o conjunto de métricas que traduzem e esclarecem os critérios relevantes de interpretação.

Os indicadores podem ser implantados em todos os níveis dentro das empresas, sendo eles Estratégico, Executivos, Gerenciais ou operacionais.

Dashboards

Saber demonstrar os resultados de um trabalho é uma arte. Apresentar um trabalho bem feito por meio de textos, tabelas ou mesmo através do balancete tem seu valor, porém, quando você consegui demonstrar as informações através de gráficos e diagramas a informação é transmitida com mais facilidade e agilidade.

Dashboard, ou, traduzindo para o português, Painel de Instrumentos, é um conjunto de gráficos e diagramas que fornecem uma visão geral das informações e métricas mais importantes da empresa. Permitem o monitoramento simultâneo de várias métricas para que se possa verificar rapidamente o comportamento dos indicadores ou analisar correções entre diferentes relatórios.

Venha conversar conosco para implementarmos um sistema de indicadores na sua empresa.

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