BI Business Intelligence – A Finteligente faz para você!

31 de agosto de 2019 | Por FinteligenteFinteligente

Business Intelligence (BI) pode ser traduzido para o português como Inteligência nos Negócios, ou Inteligência Empresarial. Business Intelligence  é usar da coleta de dados, organização, análise, ação e monitoramento para tomar melhores decisões e saber se os investimentos feitos estão trazendo bons resultados.

Podemos dizer que um BI possui 3 pilares, sendo:

  • coleta de dados: tudo o que acontece no negócio é analisado para determinar aspectos-chave, como produtividade, aproveitamento de oportunidades, gargalos, reputação no mercado, etc.;
  • organização e análise: todos os dados captados em cada ação da empresa são organizados em um banco de dados e apresentados de forma visual, para facilitar a análise dos tomadores de decisão;
  • ação e monitoramento: os responsáveis tomam decisões com base nas informações analisadas, e monitoram seus resultados para ver se estão sendo bem-sucedidos.

Gestão eficiente de informações

Nos dias atuais uma empresa não deve ter problema para gerar dados e informações sobre seus processos e negócios. Através de métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) em qualquer aspecto do negócio.

O problema mesmo está em gerenciar todas as informações e organizá-las para que sejam fonte de esclarecimento, não de confusão ou frustração.

Por meio do sistema de BI, todos os dados relevantes aparecem em dashboards que facilitam a tomada de decisões em todos os níveis organizacionais.

O objetivo do BI é auxiliar na interpretação e análise de dados e informações para identificar oportunidades ou riscos. Por conta da ação rápida em cima dos dados encontrados, as empresas que usam o Business Intelligence conseguem otimizar processos de maneira muito mais rápida e direta em comparação com as que não o utilizam.

E os processos de uma empresa fazem grande diferença nos resultados, seja em termos de qualidade dos produtos, vendas e retenção de clientes, satisfação dos colaboradores, etc.

As diversas áreas de uma empresa produzem diariamente uma série de informações relacionadas ao negócio. Estas informações são utilizadas em reuniões estratégicas ou de apresentação de resultados. Quando a sua empresa possui um BI, além de utilizar as informações em reuniões, a empresa pode utilizar na evolução do negócio no seu dia a dia, de forma on line.

A aplicação do Business Intelligence exige mais do que escolher uma boa ferramenta, e certamente não pode ser limitada a um cargo ou função específica.

Profissionais de vários setores da empresa devem ser encorajados a usar os dados como base de suas decisões. Mas, acima de tudo, é crucial lembrá-los de que isso não se resume a enxergar informações óbvias nos dashboards.

É preciso ser curioso, buscar a fundo e encontrar as melhores soluções por observar também os dados que não estão na superfície.

Com todos envolvidos, usando o BI como forma de garimpo, e não apenas de consulta, a empresa terá uma estratégia de Business Intelligence que funciona.

A Finteligente trabalha com mapeamento de processo e tecnologia, construindo um BI para você ter informações rápidas e precisas no dia a dia da sua empresa.

Venha conversar conosco para implementarmos um BI na sua empresa e você sair ganhando.

Confira mais conteúdos

Contabilidade

Contabilidade para o varejo e franquias: Entenda como funciona

O segmento de varejo e FRANQUIAS cresce num ritmo superior ao varejo geral e dos serviços, e tem impulsionado a recuperação desses dois setores. De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado em 2018 cresceu mais de 7% ao ano passado.

Recursos Humanos

Acúmulo ou Desvio de Função

O poder de direção é prerrogativa do empregador, daí a importância de esclarecer o que pode configurar, dentro do contrato de trabalho, acúmulo de função, desvio de função ou apenas poder diretivo do empregador.

Fiscal

Reforma Tributária

Entre as mudanças tributárias em estudo pela equipe econômica do governo federal, uma relacionada ao Imposto de Renda (IR) das pessoas jurídicas causa polêmica comparável à promessa de reativar a contribuição sobre movimentação financeira. A proposta de criar uma base de cálculo do IR partindo de um novo conceito de “resultado fiscal” – e não partindo do lucro contábil, como é hoje – tem deixado apreensivos representantes de empresas e tributaristas.