A importância da contabilidade para gestão da sua empresa – A Finteligente faz para você!

27 de agosto de 2019 | Por FinteligenteFinteligente

A contabilidade tem como objetivo controlar, organizar e avaliar o patrimônio das empresas. O mundo mudou e a contabilidade também, a qual atualmente pode ser utilizada como um sistema de gestão e não mais somente como uma exigência fiscal. Cabe ao contador demostrar para acionistas, sócios e administradores a contabilidade gerencial, que tem a finalidade de auxiliar todos no processo decisório.

As Convenções contábeis representam um complemento dos Princípios, delimitando conceitos, atribuições e direções no trato de problemas contábeis. São elas: a Objetividade, a Materialidade, o Conservadorismo e a Consistência (OLIVEIRA, 1991).

A Contabilidade fiscal está intimamente ligada às rotinas contábeis da empresa exigidas pela Legislação e muitas vezes não consegue atender às necessidades que os administradores têm por informações gerenciais.

O contador deverá cumprir todas as exigências impostas pela Legislação, mas, nos dias de hoje, o contador tem como principal função facilitar a compreensão das informações contábeis aos administradores, gerando importância da contabilidade no processo decisório.

Saber como melhor interpretar os resultados da empresa é um dos objetivos primordiais da Contabilidade gerencial. Segundo Anthony (1974), a Contabilidade deverá preocupar-se em gerar informações úteis à administração, atendendo às necessidades dos gestores.

A contabilidade gerencial utiliza instrumentos para auxiliar a interpretação dos resultados levantados através da contabilidade fiscal, como a análise e a interpretação das demonstrações contábeis, os indicadores financeiros e não financeiros, as ferramentas como Benchmarketing, planejamento estratégico, Balanced Scorecard, entre outros.

Padoveze (1996, p. 26) comenta a importância de uma entidade ter o apoio da Contabilidade gerencial na administração de seus negócios, pois, segundo ele, se houver dentro dessa entidade pessoas que consigam traduzir conceitos contábeis em ações práticas, a Contabilidade estará sendo um instrumento para a administração.

Enquanto a Contabilidade fiscal está voltada às exigências fiscais, a Contabilidade gerencial está voltada à gestão da empresa, e ambas têm a sua utilidade e apresentam características diferenciadas devido ao seu público-alvo.

A Contabilidade gerencial confecciona relatórios conforme as necessidades dos administradores, muitas vezes utilizando como fonte de informações os dados contidos nos relatórios gerados pela Contabilidade fiscal, em que esses dados são transformados em uma linguagem mais concisa e clara para o administrador.

O importante é saber analisar e interpretar as demonstrações contábeis para atender às necessidades de respostas dos gestores.

Cada usuário está interessado em algum aspecto particular da empresa, e os mais comuns em empresas prestadoras de serviço, por exemplo, são os especificados a seguir (OLIVEIRA, 1993).

  • Fornecedores: estão interessados na capacidade de pagamento de seus clientes, ou seja, sua liquidez;
  • Clientes: preocupa-se em saber se os fornecedores terão capacidade para atendê-los conforme suas exigências, tanto no produto como nos prazos de pagamentos;
  • Concorrentes: fornecem padrões para a empresa auto avaliar-se;
  • Instituições financeiras: analisam a rentabilidade em relação aos prazos, às condições de pagamento e à liquidez da empresa;
  • Dirigentes: interessam-se pelas análises como uma ferramenta nas tomadas de decisão;
  • Governo: utiliza-se da análise de balanços para obter informações de cunho financeiro e evolutivo das empresas;

A Contabilidade e a administração de empresas caminham lado a lado, pois a Contabilidade se alimenta de informações, e estas são necessárias tanto para o planejamento como para as tomadas de decisão.

Atualmente, os relatórios financeiros deixaram de ser apenas informativos numéricos.

A necessidade crescente por informações úteis à administração e que gerem resultados fez com que o contador percebesse a importância de transformar números em relatórios gerenciais, seja através de simples gráficos desenvolvidos em planilhas auxiliares ou até mesmo em softwares especializados em gestão, tornando a

A Finteligente faz a contabilidade de todos os seus clientes, independente do porte da empresa e regime tributário, disponibilizando informação para gestão do seu negócio.

Venha conversar conosco para fazermos sua contabilidade gerencial.

Confira mais conteúdos

Contabilidade

Contabilidade para o varejo e franquias: Entenda como funciona

O segmento de varejo e FRANQUIAS cresce num ritmo superior ao varejo geral e dos serviços, e tem impulsionado a recuperação desses dois setores. De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado em 2018 cresceu mais de 7% ao ano passado.

Recursos Humanos

Acúmulo ou Desvio de Função

O poder de direção é prerrogativa do empregador, daí a importância de esclarecer o que pode configurar, dentro do contrato de trabalho, acúmulo de função, desvio de função ou apenas poder diretivo do empregador.

Fiscal

Reforma Tributária

Entre as mudanças tributárias em estudo pela equipe econômica do governo federal, uma relacionada ao Imposto de Renda (IR) das pessoas jurídicas causa polêmica comparável à promessa de reativar a contribuição sobre movimentação financeira. A proposta de criar uma base de cálculo do IR partindo de um novo conceito de “resultado fiscal” – e não partindo do lucro contábil, como é hoje – tem deixado apreensivos representantes de empresas e tributaristas.